News

25/04
2005

Superávit comercial recua a US$750 mi na 4a semana de abril

A balança comercial brasileira registrou superávit de 750 milhões de dólares na quarta semana de abril, resultante de exportações de 1,726 bilhão de dólares e importações de 976 milhões de dólares. No mês, o saldo é positivo em 3,038 bilhões de dólares e no ano, em 11,357 bilhões de dólares, acrescentou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira
25/04
2005

América Latina expõe incertezas sobre futuro

Quando os líderes do Brasil e Equador recentemente questionaram a utilidade dos acordos de livre comércio, estavam simplesmente expressando um segredo de Polichinelo da América Latina: conversações sobre livre comércio estão atoladas em meio a políticas domésticas, interesses próprios e temores. É por isso que poucos analistas esperam muitos progressos nos acordos regionais de comércio a médio prazo.
25/04
2005

Crescimento de importações perde fôlego em abril

A queda do dólar não incentivou um aumento das importações brasileiras no primeiro trimestre. Pelo contrário. O ritmo de crescimento das importações deu sinais de perda de fôlego, tendência que aparece claramente nas compras externas de matérias-primas e bens intermediários, insumos para a produção industrial. Para os economistas, esse é mais um indício da acomodação da atividade econômica neste início de ano e também um reflexo das perdas da agricultura.