News

27/04
2005

Superávit na área externa alcança recorde histórico

Apesar da apreciação da taxa de câmbio, as contas externas bateram novo recorde em março. O superávit em conta corrente acumulado em 12 meses atingiu 2,05% do PIB, maior percentual já registrado na história econômica do país - a série estatística do balanço de pagamentos divulgada pelo Banco Central começa em 1947. O saldo obtido em março, de US$ 1,758 bilhão, é o maior já registrado nas transações correntes para o período. Nos 12 meses encerrados em março, o superávit somou US$ 12,713 bilhões.
27/04
2005

BNDES reduz custo do crédito para setores selecionados

Na contramão da política monetária, o BNDES, lançou pacote de medidas que barateiam o crédito e estimulam empresas a investir. As novidades vão da redução de spreads (diferença entre quanto o banco capta e empresta a seus clientes) à remodelagem de alguns programas que não deslancharam, passando por ampliações de prazos de pagamento. De quebra, o BNDES planeja lançar uma linha específica de crédito para as PPP - Parcerias Público Privada.
27/04
2005

Medidas serão anunciadas em dez dias aos exportadores

O governo vai anunciar em até dez dias medidas para desonerar os tributos federais para empresas que destinam acima de 80% de sua produção para o mercado externo. A proposta vai seguir o modelo da plataforma de exportação desenvolvida pelo governo no setor de software e foi apresentada na reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial. Segundo o presidente da ABDI - Agência Nacional para o Desenvolvimento Industrial, Alessando Teixeira, a medida deve incluir algum mecanismo de isenção tributária para matérias-primas ou insumos utilizados na produção da mercadoria a ser exportada - o chamado drawback - para essas empresas.
26/04
2005

Governo quer compensar exportador

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse que o governo estuda uma série de medidas para compensar o impacto da alta do real frente ao dólar sobre determinados setores produtivos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas por exportadores, Furlan afirmou que estão sendo conduzidas iniciativas em áreas como transportes e logística para aliviar a situação.
26/04
2005

Brasil vai propor regra para destravar negociação com UE

O Brasil vai defender junto aos seus três sócios do Mercosul que as negociações com os europeus para a assinatura de um acordo de livre-comércio sejam retomadas a partir de uma troca de " documentos informais " . Esses papéis teriam de conter as melhores ofertas que já foram apresentadas - muitas delas verbais - e seriam a base para que uma reunião ministerial seja marcada. A partir dela seria então possível destravar esse processo.