News

31/03
2006

Embarcações aguardam em média dois dias no mar por causa da greve de servidores da Anvisa

Não bastassem os congestionamentos de caminhões nas rodovias, agora também há filas de espera no mar. Com a greve dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os navios têm tido dificuldade em atracar no Porto de Santos, o maior da América Latina, responsável por 27% da balança comercial brasileira. Em alguns casos, as autorizações têm demorado quase dois dias para serem concedidas. Em outras situações os agentes marítimos estão entrando na Justiça para fazer as movimentações.
30/03
2006

Ipea avalia impacto das importações

Diante das crescentes preocupações da indústria brasileira em relação ao crescimento da penetração chinesa no mercado doméstico, a pesquisadora do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Fernanda De Negri, argumenta que o aumento das importações brasileiras provenientes da China não é razão suficiente para que se adotem medidas de proteção. "Os impactos das importações chinesas sobre alguns setores da indústria brasileira devem ser avaliados a partir de uma dupla perspectiva: a da participação da China nas importações totais dos setores mais expostos à concorrência chinesa e a participação das importações na produção desses mesmos setores (o coeficiente de penetração das importações)", explica.
30/03
2006

Empresário italiano terá mais facilidade para investir no País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem de lado a crise política e fez um discurso sobre mudanças nas regras para que empresários italianos possam investir no Brasil. Ele afirmou que o empresário italiano que decidir vir para o Brasil para tocar um negócio próprio já poderá ter visto de residência para não enfrentar problemas burocráticos. "Para tomar decisões como se estivesse em sua própria terra", disse Lula, Fórum Comercial Brasil-Itália, que aconteceu na Fiesp - Federação das Indústrias de São Paulo. Outra mudança anunciada pelo presidente brasileiro é o fim da retenção de 15% dos recursos aplicados no Brasil por conta do risco de se investir no País por parte do banco estatal italiano. Lula disse que essa taxa caiu a zero.
30/03
2006

Boletim das Greves: ANVISA e MAPA

Rio de Janeiro .....Paralisação Total Santos..................Paralisação Total Guarulhos............Paralisação Total São Paulo.............Paralisação Total Campinas.............Paralisação Total